Vacinação em SC: estado ultrapassa 5 milhões de pessoas com esquema vacinal completo

    Santa Catarina tem mais de 5 milhões de pessoas completamente imunizadas com a segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. De acordo com a última atualização do vacinômetro, agora já são 5.011.080 pessoas completamente imunizadas, o que corresponde a 81,84% da população vacinável (12 anos ou mais) ou 69,09% da população total do estado. A marca foi alcançada na última quarta-feira, 1º de dezembro.

    Considerando o número de doses aplicadas por faixa etária, o índice de cobertura vacinal ultrapassou 80% na população com 30 anos ou mais. Para os adultos jovens, de 18 a 19 anos e 20 a 29 anos, a cobertura ainda é de 68,76% e 74,14% respectivamente, o que mostra que muitos ainda não retornaram para completar o esquema vacinal com as duas doses.

    Adolescentes

    Com relação aos adolescentes, 78,6% já receberam a primeira dose e 20,73% completaram o esquema vacinal. O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, explica que, tendo em vista que este grupo foi o último a ser incluído no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, considera-se uma boa adesão na primeira dose, restando a importância de retorno para a segunda no momento adequado.

    Atrasados
    Publicidade

    Segundo o painel Vacinômetro SC, elaborado a partir dos registros de vacinação que alimentam o banco de dados do Ministério da Saúde, os nove municípios que apresentam as coberturas abaixo de 55% são: Entre Rios (53,95%), Schroeder (53,64%), Araquari (52,39%), Timbó Grande (48,05%), Bom Jesus (46,12%), São João Batista (44,92%), São Lourenço do Oeste (42,66%), Ipiaçu (38,05%) e Calmon (19,01%).

    + Florianópolis promove ação de vacinação itinerante contra Covid

    Avaliação do governo

    “Os números mostram um avanço significativo da vacinação em Santa Catarina, mas precisamos progredir ainda mais. E por isso pedimos aos que ainda não completaram o esquema vacinal que retornem e façam isso. A vacina é o caminho da volta à normalidade”, ressalta o governador Carlos Moisés.

    “O Estado de Santa Catarina segue como um dos que mais vacina no país e o resultado disso é a redução nos índices da pandemia. No entanto, não podemos nos descuidar e precisamos avançar. Estamos agora reforçando com os municípios as estratégias para ampliar ainda mais a vacinação”, afirma o secretario de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

    + Deputados antivacinas usam a Alesc para repudiar principal solução da pandemia

    Publicidade
    COMPARTILHAR